Dicas

Oídio do tomateiro: medidas preventivas e tratamentos naturais

Tal como o oídio, o míldio é uma doença fúngica (associada a fungos patogénicos muito devastadores) cuja proliferação pode causar grandes estragos na horta. Entre a podridão e a necrose, parte da colheita pode ser perdida rapidamente. Na verdade, quando esse fungo se instala, muitas vezes não temos escolha a não ser remover e queimar as partes infectadas da planta. No entanto, algumas boas medidas de prevenção e tratamento podem fazer toda a diferença. Portanto, é importante que todo jardineiro conheça e saiba reconhecer o míldio nos tomates. Vovó conta todos os segredos para erradicar uma das doenças fúngicas mais temidas do jardim sem pesticidas químicos!

Tudo sobre o oídio do tomate: conheça… e reconheça!

O termo míldio na verdade inclui várias doenças fúngicas. Tomate é o fungo Phytophthora infestans . É favorecido por clima quente e úmido (com humidade superior a 90%) . Com o verão se aproximando e as trovoadas e chuvas aumentando durante este período muito quente, os esporos podem se desenvolver ainda mais facilmente na vegetação do jardim. Percebemos então alguns primeiros sintomas característicos da doença, que se intensificam com o seu aparecimento. Por exemplo, cada vez mais manchas pretas e manchas marrons na frente das folhas afetadas ou nos frutos. No entanto, há um revestimento branco bastante pulverulento na parte de trás das folhas. Ao menor desses sinais, devemos agir rapidamente!

doença da ferrugem do tomate horta
Crédito da foto: iStock

Como evitar o aparecimento de requeima em tomates?

Escolha uma variedade mais resistente a doenças

Nenhuma variedade é 100% resistente ao míldio . No entanto, alguns são mais sensíveis a isso do que outros. Se você escolher um tomate mais resistente, ele pode continuar a produzir frutos viáveis, apesar da contaminação. Isso inclui variedades como Crimson Crush F1, Fantasio, Iron Lady F1 orgânico, Maestria ou Philovita F1 (para os amantes do tomate cereja).

Cuidados com a plantação de tomate

Primeiro você deve coloque as plantas de tomate . Este truque, bem conhecido dos jardineiros, permite que as plantas respirem e limita o fenómeno da maceração. Plantar a pleno sol, mas também evitar regar a folhagem, limitará as doenças. Além disso, ao cultivar a horta, devemos evitar plantar tomates ao lado de batatas. Estes últimos, de fato, tendem a se infectar rapidamente e infectar seus vizinhos!

Use produtos naturais com efeito preventivo

Tornar-se borrifou alguns tratamentos preventivos pode fortalecer as plantas de tomate. Quando aplicados no início da primavera, eles tornam suas plantas mais resistentes a doenças! Aqui você pode contar com um Decocção de rabo de cavalo ou estrume de urtiga como deixar o confrei.

Plantas de tomateiro Phytophthora infestans requeima
Crédito da foto: iStock

O que fazer se o tomate estiver infectado com requeima?

No caso de uma infestação, as medidas devem ser tomadas o mais rápido possível antes que as plantas estejam completamente mortas. Mas com o que as plantas de tomate podem ser tratadas? Muitas vezes falamos de blend Bordeaux. Embora seja aprovado na agricultura orgânica para tratar a requeima em uvas, tomates ou batatas, bem como sarna, este No entanto, o produto permanece controverso . Felizmente existem outras soluções que são mais gentis com o meio ambiente e livres de cobre que podem se acumular no solo!

bicarbonato de sódio para tratar doenças

Pulverizador melhora o pH a planta. Por ser menos ácido, dificulta o desenvolvimento do fungo, ajudando assim a erradicá-lo. Para fazer isso, basta misturar uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sabão líquido preto em um litro de água. Em seguida, aplique este produto com um pulverizador uma vez por semana, uma vez plantado o tomate.

Instale as flores certas ao redor do tomate para combater o mofo

As associações de cultivo adequadas são um elemento-chave na permacultura. Isso ajuda com o expulsão de pragas bem como com o luta contra doenças . Por exemplo, a solução preventiva seria instalar plantas de manjericão ou capuchinha para limitar a ocorrência e desenvolvimento de míldio. Cebolinha chinesa é considerada eficaz contra o fungo Phytophtora infestans .

Use uma estufa

A estufa protege as plantas de tomate do orvalho da manhã, bem como do mau tempo. Isso vai evite expor a folhagem à umidade propícia a fungos . No entanto, você deve garantir que sua estufa seja bem ventilada, pois as pragas podem se multiplicar rapidamente. Você também não pode mais contar com a chuva para hidratar seu substrato. Também rega regular, bem como escolher um solo rico e fresco. Esta solução também garante uma colheita mais longa e um amadurecimento mais rápido da fruta.

Os tomates da requeima são comestíveis?

requeima do tomateiro phytophthora infestans
Crédito da foto: Wikimedia Commons/Downtowngal

Nem sempre toda a prevenção e esforço que colocamos em nossa horta são suficientes para evitar doenças. Mesmo que o mofo esteja realmente lá, ainda podemos ser tentados a comer a fruta. É uma boa ideia? Na verdade, depende da condição de seus tomates. Uma vez infestados, tendem a apodrecem rapidamente e adquirem um gosto muito ruim . você também poderia ficar doente . Por isso é mais seguro não consumir uma fruta com lesões. Porém, se a infestação estiver apenas começando, é possível consumir a fruta intacta. Colha-os o mais rápido possível e deixe-os amadurecer em casa.

Maria Simões

Maria Simões Lima, natural de Campinas-SP, é Formada em botânica. Adora escrever sobre plantas, mas principalmente ler sobre o assunto. Apaixonou-se pela botânica em 1972, quando ajudou seu pai a plantar uma árvore no quintal de sua casa, a partir de então, o fascínio só aumentou, tendo plantado diversos tipos de plantas desde então.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo