Dicas

29 truques com plantas para melhorar seu polegar verde, praticamente de graça

Cuidar das plantas de sua casa também significa cuidar de si mesmo. A jardinagem, mesmo que seja apenas uma planta de casa, é calmante e terapêutica para muitas pessoas, e a presença de plantas pode afetar positivamente e melhorar seu humor, produtividade e níveis de estresse.

Se você tem um polegar verde ou não, se você tem apenas uma planta em casa ou uma selva inteira, aqui estão algumas dicas de cuidados com as plantas que podem ajudá-lo a manter sua vegetação não apenas viva, mas exuberante para manter.

Corte um canto de uma esponja e use-o para espanar suas plantas

postar imagempostar imagempostar imagempostar imagempostar imagem

Espanar as folhas permite que elas façam sua melhor fotossíntese e também dá às folhas uma aparência fresca e limpa. Molhe ligeiramente a esponja e use-a para limpar cada folha para torná-la brilhante. Corte um canto da sua esponja vegetal para não confundi-la com as esponjas que você usa para lavar a louça e para o banho.

Use uma casca de banana para tirar o pó das folhas da planta

Você também pode usar uma casca de banana para polvilhar suas folhas. Nós testamos: o pó sem dúvida foi removido, mas pode restar um pouco de lodo de banana. Se isso não o incomoda (diz-se que as bananas mantêm os pulgões afastados), então este é um truque maravilhoso para reutilizar a casca da banana depois de comê-la.

Regue as plantas pela manhã com a água que sobrar durante a noite

Outro truque para reaproveitar: use a água potável deixada na mesa de cabeceira durante a noite para regar algumas plantas pela manhã. Essa rotina integrada de desperdício zero elimina a rega ocasional de plantas sedentas.

Use água de ovo cozido para regar suas plantas

As cascas de ovos são ricas em cálcio, o que ajuda a neutralizar o pH do solo. Quando você ferve os ovos, parte do cálcio vai para a água, então suas plantas vão adorar essa água. Você também está fazendo algo de bom com a água que, de outra forma, jogaria no ralo.

Irrigar as plantas com água do banho

Contanto que suas plantas não sejam para serem comidas (e animais de estimação ou crianças também não as comam), não há nada de errado em roubar um pouco de água da banheira para regar suas plantas. Suas plantas vão adorar se você usar sais de Epsom na água (mais sobre isso abaixo), mas não regue a água se ela contiver aditivos como corantes ou fragrâncias (portanto, não use esse truque em dias com bombas de banho sobre). No entanto, as plantas toleram um pouco de água com sabão diluída.

Água com solução salina de Epsom

Falando em sais de Epsom, as plantas precisam de magnésio e enxofre e, felizmente, esses dois nutrientes são encontrados no sal. Adicione duas colheres de sopa de sais de Epsom a um galão de água, misture e regue suas plantas de casa para plantas vigorosas, felizes e prósperas.

…Ou apenas use-o como uma névoa

Você também pode pulverizar suas plantas com uma solução de sal Epsom para dar-lhes um aumento de nutrientes.

Use uma vara para apoiar as plantas tortas

Se suas plantas precisam de uma ajudinha para crescer, você pode usar os pauzinhos de madeira da sua lanchonete como pequenas estacas para plantas: coloque-os no chão e prenda os caules tortos com barbante ou fita adesiva.

Crie um jardim vertical usando um cabide de bolsa IKEA

Acha que não tem espaço para plantas? Você errou aí. O dispensador de sacos VARIERA da IKEA pode ser transformado num jardim de parede – tudo o que precisa é de um pouco de musgo e terra.

Use metades de casca de ovo para cultivar mudas

Você não precisa adquirir vasos minúsculos para começar a plantar suas mudas. Guarde as cascas dos ovos por um tempo – separe-as com cuidado – e encha-as com terra para começar bem as mudas.

…Ou use uma caixa de ovos vazia para cultivar suas mudas

Se as cascas dos ovos chegaram em uma caixa de papelão, você realmente não precisa delas, pode semear as sementes nelas imediatamente.

Coloque mudas em metades de frutas cítricas

Você também pode usar meias cascas de laranjas, toranjas ou outras frutas cítricas como vasos para cultivar sementes ou propagar plantas. Esvazie a casca até que reste apenas a casca e adicione terra.

Misture um pouco de canela no solo para suas mudas

Numerosas mudas morrem devido a doenças fúngicas ou “danos causados ​​​​pela umidade”. As propriedades antifúngicas da canela podem ajudar a manter esses problemas sob controle.

Espalhe cascas de ovos no chão

Você pode polvilhar cascas de ovos trituradas no solo da planta para adicionar cálcio ao solo e equilibrar o pH. As cascas de ovo também o ajudarão a afastar pragas como caracóis e lesmas.

Crie plantas de bebê propagadas para dar de presente

Depois de aprender a propagar plantas, você pode presenteá-las em qualquer pequena ocasião. Como todas as plantas são diferentes, você deve pesquisar o nome da sua planta para descobrir se e como ela pode ser propagada.

Use o truque da garrafa de água de cabeça para baixo para regar as plantas durante as férias

Coloque água em uma garrafa de água, remova a tampa, vire a garrafa de cabeça para baixo e pressione-a alguns centímetros no solo. Como resultado, a água penetra lentamente no solo e o mantém úmido. Você também pode obter Spikes de plantas de terracota – eles permitem um melhor controle para plantas mais exigentes.

…Ou tente o método de absorção de água

Este método fornece uma maneira adicional de manter suas plantas sedentas hidratadas enquanto você estiver fora. Use uma corda de algodão com uma ponta presa no solo e a outra pendurada no fundo de um recipiente cheio de água. Martha Stewart adora esse truque e o menciona em seu último livro.

Use cubos de gelo para regar suas plantas

Adicione cerca de três cubos de gelo ao solo uma vez por semana e deixe o gelo derreter para alimentar suas plantas. Os benefícios: não há risco de derramamento de gelo, evita o excesso de água e é uma ótima maneira de evitar que folhas delicadas (como folhas de violeta) se molhem. Além disso, isso simplifica significativamente a rega de plantas suspensas. A desvantagem: a água fria pode chocar as raízes das plantas tropicais, então você só deve considerar esse truque quando estiver de férias.

Despeje a borra de café usada no chão

Enxágue as borras de café usadas e adicione um pouco ao solo superior de suas plantas. (Ou use a borra de café não enxaguada para dar às plantas que amam um pH mais baixo, como samambaias, azáleas e mirtilos, um impulso ácido). O café também irá ajudá-lo a manter algumas pragas sob controle e atrair minhocas.

Junte plantas que gostam de umidade

As plantas também precisam de amigos. Porém, mais importante, suas plantas que amam a umidade perderão sua umidade, o que, por sua vez, pode beneficiar as plantas nas imediações.

Abra uma fralda para ajudar suas plantas a conservar a umidade

Você pode abrir uma fralda para obter seus próprios “cristais de retenção de água” em vez de comprá-los no berçário.

Dê às suas plantas um gole de sua limonada

Club soda contém minerais como fósforo, potássio, enxofre e sódio que as plantas adoram, tornando-as maiores e mais verdes.

Misture areia de gato no solo em torno de suculentas e cactos

Cactos e suculentas preferem solo de secagem rápida. Você pode comprar solo especial ou criar uma mistura de solo regular e areia para gatos – apenas observe que se trata de argila sem cheiro.

Use mel para enraizar estacas de plantas

Se você está tentando enraizar uma nova planta a partir de um corte, mergulhar o caule no mel (o melhor é o mel cru) antes do plantio pode proteger esse corte de doenças fúngicas ou bacterianas.

Use a água do cozimento de seus legumes para regar suas plantas

Você reutiliza a água para que os nutrientes que foram lixiviados dos vegetais possam nutrir suas plantas. Tudo o que você precisa fazer é esperar até que a água esfrie para evitar choques nas raízes. Além disso, a água do cozimento do macarrão e da batata pode ser reaproveitada para as plantas.

Solte o solo com um pauzinho

O solo da planta se compacta com o tempo. Para soltar o solo e dar espaço às raízes, água e oxigênio para fazer seu trabalho, enfie um graveto ou lápis no solo com muita delicadeza. Uma boa regra é dois pontos por polegada de diâmetro do vaso. É necessário afrouxar o solo quando ele não retém mais a água tão bem quanto antes.

Encha vasos grandes com latas de refrigerante trituradas

Eles fornecem circulação de ar, ajudam na drenagem e economizam nos custos do solo. Antes de começar, observe que eles devem estar limpos.

Posicione um filtro de café no fundo da panela

Se você está preocupado com a sujeira saindo do orifício de drenagem, um filtro de café bem posicionado aliviará suas preocupações.

…Ou use uma broca para fazer furos de drenagem em uma panela sem furos de drenagem

As plantas crescem muito melhor com boa drenagem. Se você está de olho em uma planta bonita que não tem ralo, você mesmo pode adicionar orifícios de drenagem. Para fazer isso, use uma broca normal para potes de plástico, uma broca de alvenaria para pedra ou terracota ou uma broca de diamante para cerâmica vidrada.

Esta imagem tem um atributo alternativo vazio;  o nome do arquivo é 3bc88a50b72ddc460d94214417a500d3.jpeg

Maria Simões

Maria Simões Lima, natural de Campinas-SP, é Formada em botânica. Adora escrever sobre plantas, mas principalmente ler sobre o assunto. Apaixonou-se pela botânica em 1972, quando ajudou seu pai a plantar uma árvore no quintal de sua casa, a partir de então, o fascínio só aumentou, tendo plantado diversos tipos de plantas desde então.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo