Faça você mesmo o melhor fertilizante natural
Existem muitos fertilizantes orgânicos caseiros altamente recomendados para hortaliças, pois fornecem muitos nutrientes e benefícios tanto para a terra quanto para as plantas. Também deve ser notado que obter e usar a maioria deles é muito fácil. Alguns exemplos bem óbvios que todo mundo costuma ter em casa são cascas de banana, que têm altos níveis de potássio e cascas de ovo, pelo seu teor de cálcio. Claro, você deve triturar bem estes últimos antes de jogá-los no composto.
Embora menos comum, também podemos usar nossa própria urina. É rico em fósforo, potássio e nitrogênio. Para aplicá-lo devemos primeiro diluí-lo em água. O vinagre também é ótimo para enriquecer o solo. Uma opção é dissolvê-lo em água e regar as plantas que precisam de solo ácido diretamente com essa mistura. Abordaremos outros dos fertilizantes naturais mais recomendados abaixo.
Fertilizar
Um dos melhores e mais conhecidos fertilizantes é, sem dúvida, o estrume líquido. Podemos fazê-lo com excrementos de coelho, excrementos de cabra ou excrementos de galinha, entre outros. Podemos colocar excrementos de coelho no solo como estão, pois seu teor de nitrogênio é maior. Em vez disso, os outros primeiro têm que passar por um processo de compostagem anterior.
Grãos de café
Nosso adubo pode ser feito com restos de uma xícara de café, peles contêm nitrogênio. Outra opção é misturar o sedimento diretamente no solo ou espalhar na superfície.
Gras
Quando se trata de cortar a grama e/ou remover ervas daninhas, todos esses resíduos podem ser adicionados ao composto que criamos. Esses restos orgânicos não são apenas ricos em nitrogênio, mas também Eles retêm alguns nutrientes que pegaram do solo.
cinzas de chaminé
Outro adubo natural recomendado são as cinzas que se produzem quando se queima a lenha, como é o caso de uma lareira. É rico em carbonato de cálcio e potássio, o que será útil para o nosso fertilizante caseiro. Claro, não devemos aplicá-lo diretamente em solo alcalino ou perto de vegetais acidófilos.
húmus de minhoca
O húmus de minhoca também é um dos melhores fertilizantes orgânicos. Embora esse húmus seja obtido em sua melhor forma nas florestas, produzido por minhocas que vivem no solo, Podemos obtê-lo caseiro fazendo vermicomposto.
lentes
Por último, os brotos de lentilha. Eles não são apenas um excelente fertilizante, mas também um bom agente de enraizamento. Assim que tivermos os brotos, devemos esmagá-los em água e coar. Uma parte desse líquido pode ser misturada com dez partes de água e usada para irrigação.
Como você faz um fertilizante caseiro?
Agora vamos ao assunto que realmente nos interessa: como fazer adubo caseiro para vasos de plantas. Embora seja verdade que podemos apenas despejar alguns resíduos orgânicos no chão, O melhor é seguir uma série de passos para decompor adequadamente essas sobras e assim criar um composto ou fertilizante caseiro ideal. Para conseguir isso, devemos ter em mente os seguintes pontos:
- Pegue um recipiente pequeno com cerca de um metro de profundidade (um recipiente grande ou médio serve, dependendo de suas necessidades). assim que o tivermos fazer furos na superfície.
- Coloque entre quatro e cinco dedos de terra Dentro de. Se o recipiente for maior, precisamos colocar mais.
- Adicionar lixo orgânico como os que mencionamos acima. Claro, eles não devem vir de nenhum produto animal que não seja casca de ovo.
- De volta a coloque terra nele para cobrir os escombros.
- Remova com uma pá a cada duas semanas. Para fazer bem, devemos trazer os restos que estão mais profundos para a superfície e os da superfície para o fundo. É assim que arejamos nosso fertilizante caseiro.
Quando podemos usar fertilizante caseiro para vasos de plantas?
Depois de algumas semanas, moscas-das-frutas, minhocas e outros insetos aparecerão no composto caseiro que fazemos. Não se preocupe, isso é um bom sinal. Isso nos diz que o processo de decomposição está ocorrendo corretamente. Mas quando podemos usá-lo? Também, Uma vez que o solo tenha uma aparência irregular e uma cor escura ou preta, os resíduos orgânicos que jogamos estão completamente decompostos. Então é a altura ideal para espalhar este composto no nosso pomar, jardim ou em vasos. Quanto ao cheiro, deve ser semelhante ao da terra quando molhada.
Geralmente compostagem doméstica Geralmente leva cerca de dois meses se começarmos no verão, pois o calor favorece consideravelmente o processo de decomposição. Pelo contrário, se começarmos esta tarefa no inverno, geralmente leva cerca de cinco meses.
Ao aplicar o fertilizante caseiro que fabricamos, é melhor espalhá-lo com um ancinho ou outro utensílio. Para favorecer mais as plantas, É melhor espalhá-lo bem em torno das raízes dos vegetais.
Como você pode ver, fazer um adubo caseiro para vasos de plantas não é segredo. Além do mais, é uma tarefa bastante simples que quase se resolve sozinha. Assim você não tem mais desculpa para não fazer sua própria composteira! Nos comentários, você pode nos contar sobre suas experiências.