Plantas medicinais

As plantas medicinais são muito utilizadas e podem ajudar beneficamente em tratamentos de inúmeras doenças e males.

As plantas são usadas na medicina com resultados positivos, satisfatório em vários casos. Para se conquistar resultados é importante que conheça as ervas medicinais e seus benefícios. E com adesão de médicos neste estilo de tratamento e a achancela oficial do órgão governamental . Com divulgação da lista das espécies medicinais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, (ANVISA); De acordo com a Resolução RDC Nº10, de 09 de março de 2010,  o uso dessas plantas passa a ter reconhecimento medicinal.

E para saber qual espécie usar nos diferentes casos; Você pode consultar em guias de ervas online; Sanando suas dúvidas, Confira nos guias de consulta e utilização de Ervas Medicinais:

De “A a Z” Ervas Medicinais:

guia.mercadolivre.com.br/ervas-medicinais-z-consulta-utilizacao-gratis

37 plantas medicinais Editora Abril:

absinto, (Artemisia e absinthium).

(losna) é uma planta medicinal que favorece a digestão.

Óleo essencial.

Tuiona (substância tóxica que pode ser encontrada no álcool mas não nas infusões) substâncias  amargas, lactonas sesquiterpênicas, sílicio, flavonóides, taninos.

Parte usada da planta:

Folha.

Efeitos:

  • contra as dores de estômago, amargo, antelmíntico.
  • contra vermes es helmintos.
  • aromático (proporciona sabor), estimulante do apetite.

Indicação:

distúrbios digestivos, anorexia (graças ao efeito estimulante sobre o apetite).

falta de apetite (para essas indicações, beba uma infusão de absinto 30 minutos antes da refeição).

 

Sabugueiro.

Sabugueiro é Rico em Antioxidantes, ele possui uma grande quantidade de antioxidantes, que ajudam na luta contra os radicais livres no organismo; E menores níveis de radicais livres em nosso organismo, estão associados a menores taxas de câncer, doença cardíaca e derrame.

Sabugueiro melhora o Sistema Imunológico, trata-se de grande fonte de vitamina C, portanto, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

O sabugueiro apresenta floração branca em cacho.

Sabugueiro Ajuda na Prevenção do Câncer, a espécie têm se mostrado essencial na promoção da saúde celular. Estudos realizados mostram que as antocianinas presente no sabugueiro (flavonóides que dão a cor vermelha, azul ou roxo) podem ter poderosas propriedades anti-câncer.

Sabugueiro é uma fonte de energia, ele contribui também para uma boa circulação, os benefícios globais da baga do sabugueiro para saúde pode levar à melhoria dos níveis de energia.

Sementes negras.

Sabugueiro tem propriedades anti-envelhecimento, podendo ajudar a reduzir os efeitos do envelhecimento. Pois, flavonoides e antocianinas presente no sabugueiro protegem as células e reduz a degeneração celular e auxilia manter o corpo saudável e jovem.

Benefícios do sabugueiro para os olhos: Comer alimentos ricos em antioxidantes e outros nutrientes também pode ajudar a prevenir doenças oculares, como a degeneração macular.

Arvore de porte pequeno.

Benefícios do sabugueiro para a saúde do coração, pois ele ajuda a diminuir o colesterol ruim (“LDL” colesterol) e manter os níveis do bom colesterol (“HDL”).

Benefícios do sabugueiro para a saúde digestiva: Os sabugueiros são ricos em fibras, o que ajuda a manter os resíduos em movimento através do cólon e ajudam a prevenir doenças graves, como câncer de cólon. Além disso, sabugueiro tem propriedades diuréticas naturais e agem como um laxante suave.

Arvore pode ser cultivada em calçada.

Benefícios do sabugueiro para perda de peso: Graças ao seu baixo valor calórico e alto teor de fibras, o sabugueiro pode ajudar uma pessoa a manter um peso saudável, quando consumido como substituto de lanches ricos em calorias.

Sabugueiro previne infecções: Pesquisa mostraram que o sabugueiro pode prevenir infecções bacterianas e virais (tais como infecções fúngicas e influenza). E se uma pessoa já tem um vírus ou infecção bacteriana, o sabugueiro pode ajudar a aliviar os sintomas.

Detalhes das folhas do Sabugueiro.

Sabugueiro tem propriedades anti-inflamatórias, é eficaz na prevenção e tratamento da inflamação crônica, que estão ligadas a doença cardíaca, artrite, doença de Alzheimer, demência, e muitas outras doenças.

A arvore apresenta floração e sementes ao mesmo tempo.

 

2 comments on “Plantas medicinais

  1. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Robert, Obrigada; Sempre que surgir dúvidas nos consulte, e iremos ajudar em suas necessidades, o cultivo de plantas medicinais não costuma apresentar grandes desafios, boa sorte.

  2. Robert Candido disse:

    Olá Patricia Queli!
    Em primeiro lugar parabéns pelo trabalho, estou começando a me aventurar nesta área e gostaria se possível de algumas dicas para o plantio e cultivo de plantas medicinais, estou adquirindo algumas sementes mas no momento tenho poucas informações sobre o assunto.
    Se puder me ajudar agradeço muito.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>