Amendoinzinho


Amendoinzinho, grama amendoim, amendoim rasteiro e amendoim-forrageiro, conhecido por diversos nomes diferentes esta espécie leguminosa trata-se de uma planta rasteiras que apresenta folhas na cor verde escuras em formato oval que nascem em pares com pequenas flores amarelas, que nascem durante toda a primavera e verão.

A espécie apresenta raízes entrelaçadas e profundas, que atingem de 10 á 30 cm de cumprimento; O que auxilia no combate da erosão e cria no terreno uma resistência contra deslizamentos. Essa característica torna o amendoinzinho ideal para ser cultivada em taludes e terrenos muito acidentados.

Com raiz muito comprida o amendoinzinho busca nutrientes e água no fundo do solo e com isto, tolera períodos extensos sem irrigação.

O sistema radicular da planta produz seu próprio nitrogênio, nutriente essencial para a formação das folhas. Assim só é necessário adubar a planta se quiser estimular a floração.

Com um desenvolvimento e rebrote muito rápidos o amendoinzinho desempenha muito bem o papel de proteção contra ervas daninhas, com uma altura média de 30 cm, dispensa podas periódicas e assim reduz gastos com manutenção. Sua densa folhagem garante que o solo receba pouca ou nenhuma luz solar, impedindo que as ervas daninhas cresçam.

Embora rústica o amendoinzinho em alguns aspectos não apresenta resistência a geada, cultivo em sombra e pisoteio.

amendoinzinho se desenvolve muito bem em solos ácidos e com média ou pouca fertilidade e é utilizada para fazer correção de acidez do solo e na recuperação de solos muito degradados.

Ambiente ideal para o cultivo do amendoinzinho:

  • amendoinzinho é muito utilizada em plantações de hortaliças e pomares devido aos grandes benefícios que ela traz ao solo e as plantas, onde ajuda reter umidade e fixar o nitrogênio no solo e realiza a adubação natural do solo, além de fazer a correção do pH da terra. Sendo considerada um adubo vivo ou adubo verde.
  • Na pastagem para gado, pois possui alto valor nutritivo.
  • Cultivo em gramado, pois é uma espécie bastante ornamental, introduzida na forma de forração, se adapta bem ao clima de todas as regiões do Brasil.

Dicas para o cultivo saudável do amendoinzinho:

  • Cultive sob sol pleno ou meia sombra, porém o amendoinzinho é uma planta que tolera bem o frio.
  • Regue a planta a cada 15 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
  • A planta pode ser cultivada em solo pobre e ácidos.
  • Realize mudas através de divisão de ramagens.
  • Faça a poda de contenção da planta se houver necessidade, entre os meses de maio até agosto.
  • Adube com fertilizante mineral, Npk 04-14-08. Se desejar estimular a floração da planta.


Planta rasteiras que apresenta folhas na cor verde escura, em formato oval, que nascem em pares.

Amendoinzinho é ideal para ser cultivado em taludes e terrenos muito acidentados.

Visite também os posts:

Vedélia.


Forração para jardim.


Lambari.


Maranta zebrada.


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no Facebook.

Siga no twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>