Calistemo


Calistemo, escova de garrafa, lava garrafa, callistemon rigidus e bottlebrush stiff, trata-se de uma espécie arbustiva nativa da Austrália, que chega atingir 8 metros de altura. Arvore espessa com galhos e folhas em formato alongado, linear e firmes.

Com flores que  atraem um grande numero de polinizadores, como: borboletas e beija-flores, esta espécie tem o inicio da floração no Outono; Com uma inflorescência em formato cilíndrico, com plumas vermelhas brilhante e após a floração surgem as cápsulas de sementes.

Em projetos de paisagismo a calistemo é indicada para o cultivo como espécie isolada, com aspecto exótico e singular,  pode ser introduzida com sucesso em jardim de estilo japonês; Rústica e de fácil manutenção, de crescimento moderado, faz com que a calistemo seja introduzida  em muitos projetos paisagísticos e em  calçadas também.

As espécies mais indicadas para o paisagismo são a Callistemon viminalis e a Callistemon citrinus, mas há muitas variedades  híbridas, com flores na coloração: vermelha,  pink e branca.

Uma curiosidade sobre a calistemo é que o caule continua crescendo após o surgimento das flores e das cápsulas de sementes. Portanto, haverá folhagem, flores e cápsulas de sementes crescendo juntas, todas ao mesmo tempo, pois a espécie não é de floração terminal, como parece.

Dicas para o cultivo saudável da calistemo:

  • Regue a planta a cada 10 dias, pois a planta apresenta grande resistência a falta d’água.
  • Cultive sob sol pleno, porém a lantana é uma planta que tolera bem o frio.
  • A planta pode ser cultivada em solo com poucos nutrientes.
  • Realize mudas através de sementes, estacas ou alporquias.
  • Faça a poda de contenção da planta se houver necessidade, após a floração.
  • A planta não necessita de adubação, porém se desejar estimular a floração utilize adubação orgânica como por exemplo farinha de osso.


    Arvore espessa com galhos e folhas em formato alongado, linear e firmes.

    As folhas, flores e cápsulas de sementes crescem ao mesmo tempo, pois a espécie não é de floração terminal, como parece.

    Flores que atraem um grande numero de polinizadores.

    Visite também os posts:

    Ipê rosa.


    Ipê branco.


    Romã.


    Envie comentário.

    Tire suas dúvidas.

    Curta no facebook.

    Siga no twitter.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>