Jardim com equilíbrio e harmonia


Paredes e muros dos canteiros

Para suavizar o aspecto frio das parede e muros em canteiros e jardins e deixa-los um pouco mais natural introduza espécies com o auxílio de treliças ou crie renques com espécies de médio ou grande porte (na altura).

Existem várias espécies apropriadas para realizar este efeito, um bom exemplo para criar renques é o capim do Texas, (Pennisetum setaceum).” Esta espécie é uma gramínea de folhagem densa com inflorescências decorativa, planta ideal para dar movimento ao jardim e criar contraste com o aspecto rústico e estático de paredes e muros.

A dica de espécie para cultivar em treliças são trepadeiras, como por exemplo: tumbérgia azul ou lágrima de Cristo, pois se fixam na treliça deixando suas flores sempre a mostra.

Caminhos do jardim

Como o principal objetivo é criar harmonia e equilíbrio no jardim,você necessita realizar algumas tarefas periodicamente, como:

  • Limpe os caminhos.
  • Apare das bordas dos canteiros.
  • Realize poda de contenção em cercas vivas e trepadeiras.
  • Retire folhas, galhos e raízes velhas das plantas.

Assim o espaço é ampliado e ainda cria um destaque para a beleza das plantas e flores que constituem os canteiros do jardim.

Para criar equilíbrio em canteiros e jardins, enquadre um ponto focal e crie um ambiente claro e definido, tenha sempre o cuidado de não permitir espécies maiores sobrepondo as menores e cultive as plantas sempre respeitando o espaço necessário entre as espécies, para não sufoca-las e uma planta não roubar a beleza da outra.

Siga as dicas e realize as tarefas e você terá um jardim com harmonia e equilíbrio e irá conviver com a beleza, aromas e boas surpresas de um jardim com equilíbrio e harmonia.


Capim do Texas, gramínea de folhagem densa com inflorescências decorativa.

Trepadeira tumbérgia azul se fixa em treliças, deixando as flores sempre a mostra.

Trepadeira lágrima de Cristo se fixa em treliças, deixando as flores sempre a mostra.

Visite também os posts:

Arbustos.


Renques.


Maciços.

Topiarias.


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no facebook.

Siga no twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>