Areca bambu


A palmeira, (Dypsis lutescens), é uma planta nativa de Madagascar, do gênero das palmeiras. As inflorescências são ramificadas, com numerosas e pequenas flores de cor branca, muito perfumadas. Os frutos são verde amarelados se tornando arroxeados enquanto madurão e suas folhas são grandes, verdes e recurvadas.

A areca bambu trata-se da palmeira mais utilizada nos projetos de paisagismo tropical, devido sua versatilidade na forma de cultivo:

  • No jardim em forma de touceira com porte arbustivo, (muitos caules e atinge até 3 metros de altura).
  • No jardim como espécie isolada, (poucos caules, 2 a 3 e chega atingir até 9 metros de altura).
  • Em vaso, na decoração de interiores, (em touceiras ou espécie única). Com crescimento de no máximo 2 metros de altura.

Em touceira a areca bambu é uma planta de fácil manutenção. Porém como espécie isolada, a planta necessita de constante manutenção, com retirada de mudas que nascem na base da planta e deve ser realizada sempre que surgirem novas brotações, para que os estipes selecionados ganhem vigor e sobressaiam.

A areca bambu é tolerante ao sol pleno e crescer muito nestas condições, porém fica com as folhas amarelada e queimadas. A planta responde  melhor e apresenta folhas mais vistosas se for cultivada em meia sombra ou sombra sob luz difusa.

As plantas cultivadas em vaso necessitam permanecer um período em ambientes externos à meia sombra, esta ação simples garante a planta que fique livre de pragas.

Cuidados que a areca necessita:

  • Cultive em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica
  • Regue a cada 10 dias, molhando as folhas, para que não se instale pó ou fuligem e as folhas fique seu o brilho peculiar.
  • Adube com fertilizante mineral NPk 10-10-10.
  • Realize mudas por divisão de touceiras já enraizadas.
  • Retire galhos e folhas velhas da planta.


Inúmeras mudas nascem na base da planta.

Touceiras de areca bambu, cultivadas sob meia sombra.

Cultivo da areca bambu em forma de touceira.

Folha da areca bambu.

Detalhe da folha da areca bambu, com pequeno inseto.

Visite também os posts:

Pândano.


Tamareira.


Cica.


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no facebook.

Siga no twitter.

 

2 comments on “Areca bambu

  1. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá André, fico feliz de ter sido útil no cultivo de sua areca; Visite-nos mais vezes.

  2. André Barros disse:

    Errros constatados ao plantar a areca: exagerar o número de regas (todo dia por exemplo.). Como o próprio site diz, só devemos regar 10 em 10 dias. Outro erro que cometi: não abri uma coroa no gramado em que plantei. O resultado é que a grama favoreceu muito o acúmulo de água junto a raiz e o resultado foi que quase matei a planta, pois constatei que em alguns lugares ficaram frágeis e podres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>