Cuidados com a rega das plantas


Realizar corretamente a rega das plantas irá garantir não apenas uma aparência saudável, como também, qualidade em toda estrutura da planta, como: folhas, flores, frutos, raízes e até mesmo nas mudas.

Cuidados que a rega necessita:

Um dos principais cuidados que você deve ter com o seu jardim, é com a hidratação das plantas.

  • Não regar muito, para não favorecer o aparecimento de fungos e pragas ou causar o apodrecimento das raízes.
  • Não regar pouco, para que a planta não sobrecarregue seu sistema, para sobreviver com pouca água, e neste caso as folhas maiores irão perder o brilho e até secar, para manter viva as folhas mais jovens, e poder garantir a sobrevivência da planta.

As plantas necessitam receber mais água nas estações: Primavera/Verão.

Por dois motivos;  Por se tratar de estações mais quentes, o solo seca e a planta desidratam com mais facilidade e rapidez. E também é neste período que a maioria das espécies estão em plena produção das folhas, flores, frutos e mudas. O indicado é regar as plantas neste período, de 2 a 4 vezes na semana.

Porém, nas estações: Outono/Inverno.

As plantas tendem a entrar num período de dormência, onde necessitam de menos água; E estas estações são mais úmidas e chuvosas, e a evaporação ocorre de forma mais lenta, a água do solo e das plantas permanecem mais tempo no local. O indicado é regar as plantas de 1 a 2 vezes na semana.

Ainda assim, quando ocorrer dúvida se deve ou não regar as plantas; Existe uma forma simples de controlar a rega e saber se está correta, é encostar a mão na terra, se estiver seca, significa que está na hora de molhar suas plantas.


A umidade do solo garante o brilho das folhas das plantas.

Realizar rega corretamente, garante a saúde das plantas.

Visite também os posts:

Molhar plantas com água da chuva


Jardim perfeito

NPK como usar ?

Jardim vertical

Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no facebook.

Siga no twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>