Lambari


O lambari, (Tradescantia zebrina), é uma planta nativa do México; Trata-se de uma herbácea rústica, de folhagem prostrada e com coloração arroxeadas; Suas flores são pequenas e róseas, de importância ornamental secundária.

Conhecida em todo Brasil com diversos nomes, conforme a região em que a planta é cultivada, é chamada de maneira diferente, como por exemplo: Lambari, trapoeraba-roxa, trapoeraba-zebra e judeu-errante; Devido apresentar estrutura composta por pequenas folhas, cor intensa e porte delicado, o lambari tornou-se uma excelente forração.

O cultivo da espécie pode ocorrer em: vasos, jardineiras, cestas suspensas; Ou ainda como: forração e folhagem pendente.

Em projetos de paisagismo o lambari esta presente como forração, cultivada sob arvores em locais de meia sombra; Presente em todos os estilos de jardins, onde se pretende criar efeito de contraste com a cor forte de suas folhas roxas. Devido à sua facilidade de propagação, a manutenção de correção tem que ser realizada periodicamente.

Dicas para o cultivo do lambari:

  • Cultive sob meia-sombra ou sombra.
  • O solo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica, como humos de minhoca.
  • Com regas frequentes, de 2 a 3 vezes na semana.
  • Adube o lambari alternando, fertilizante químico NPK 10-10-10. com fertilizante orgânico, a cada 3 meses, pois esta espécie já tem como característica um crescimento vigoroso, e a adubação serve apenas para manter o brilho das folhas.
  • Multiplica-se facilmente por divisão da ramagem enraizada.
  • Planta que não tolera o frio rigoroso e geadas.
  • Apesar de rústica, esta forração, não é tolera pisoteio.



    Lambari cria contraste cultivado junto com folhagens verde.

    Lambari cultivado sob meia sombra.

    Visite também os posts:

    Maranta zebrada

    Trevo de quatro folhas

    Zínia


    Envie comentário.

    Tire suas dúvidas.

    Curta no facebook.

    Siga no twitter.

    2 comments on “Lambari

    1. patriciaqueli@hotmail.com disse:

      Olá Leonardo, a outra espécie de planta que esta com o lambari é a Helicônia papagaio.

    2. leonardo disse:

      Oi tudo bem? Ótima postagem, tenho uma dessa em casa e posso dizer que ela é bem rustica mesmo, e se espalha bem rápido. Você sabe me dizer o nome da outra planta que está na foto?

      valeu!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>