Chafariz e fontanário


Chafariz, fontanário, ou somente fonte, é uma construção ornamental ou não, provida de uma ou mais bicas, de onde jorra água potável. Situa-se em local aberto, como: jardins e praças. Indicado para: manter a umidade do ar, saciar a sede, servir de ornamento e decoração.

Desde a antiguidade vemos relatos e documentos de construções que já incluíam jardins rodeado de colunas, vegetações e fonte, como por exemplo nas construções romanas e gregas.

Já os muçulmanos foram inspirados pelos oásis do deserto, onde criaram jardins com campos rodeados por árvores e arbustos, mosaicos coloridos, fontes e lagos.

No Japão, também com tradição no uso de água na estrutura dos jardins, que possuem lagos e quedas de água, cuidadosamente planejado para criar um ambiente calmo, com finalidade de trazer paz e harmonia.

E ainda um exemplo muito conhecido de jardim com fontes é o do Taj Mahal, na Índia.

Com a tradição do homem introduzir água nos projetos de arquitetura. As construções contemporâneas também cumprem o papel de integrar as áreas externas as internas, através de projetos de  jardins com vegetação, fontes, mobiliários a fim de oferecer tranquilidade, ajudando áreas externas, se tornarem mais serenas e pessoais e fazerem parte integrante das construções.


Chafariz em praça.

Chafariz construído sob espelho d'água.

Panorâmica de jardim com introdução de chafariz.

Chafariz em jardim clássico.

Cascata em jardim japonês.

Visite também os posts:

Jardim clássico

Lago artifícial

Cascata miniatura


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no facebook.

Siga no twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>