Buxinho


Nativa do Mediterrâneo e do Oriente, o buxinho (Buxus sempervirens), é a planta mais empregada na Topiária, (arte de podar plantas em formas ornamentais e geométricas).

Suas folhas são bem resistentes e aceitam bem as podas, com regeneração rápida. Porém seu crescimento é lento, o que torna esta espécie muito valorizada no mercado. Rustica, é bastante utilizada na topiaria e confecção de bonsai, pois se adapta bem em vasos.

Também  muito utilizada como cerca viva, o buxinho é cultivado em uma altura menor que as cercas construídas para divisão de ambiente,  o buxinho produz cerca viva apenas de delimitação de espaço.

Deve ser cultivada em sol pleno, porém necessita receber regas constante, para que suas folhas mantenham o brilho peculiar. Cultive em solo rico em matéria orgânica e nutrientes.

A reprodução é realizada por estaquia ou alporquia, (em estágio mais avançado). Para atingir o tamanho ideal para venda ou realizar a topiaria na planta,  leva um tempo longo, se comparado a outras espécies. Porem uma vez cultivado em um jardim é capaz de demonstrar: beleza, utilidade, formas diferenciada e um verde inconfundível em suas folhas pequenas e delicadas.


Vasos com topiaria.

Buxinho cultivado em vaso.

Buxinho aplicado como topiaria e cerca viva.

Jardim japonês, buxinho como elemento decorativo.

Detalhes das folhas do buxinho, jardim japonês ao fundo.

Visite também os posts:

Jardim clássico terracotajardinagem

Cerca viva

Coroa de Cristo


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no Facebook.

Siga no twitter.

2 comments on “Buxinho

  1. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Jane, respondendo a suas questões: O buxinho é uma planta que resiste bem ao vento e maresia; Por ser nativa do Mediterrâneo e Oriente, locais de clima quente e árido e suas folhas serem pequenas e muito firmes, faz com que a espécie seja muito resistente ao sol, vento e maresia.
    Seu Cultivo deve ser sob sol pleno ou meia sombra, em solo rico em matéria orgânica; Regue uma vez na semana, adube com fertilizante NPK 10-10-10. E realize sua poda, nos meses entre Maio e Agosto, período de dormência da planta.Tire suas dúvidas sobre adubação:
    http://terracotajardinagem.com.br/?p=14

  2. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Gostaria de saber o Buxinho resiste ao vento e maresia????
    Temos uma casa na praia que é na beira da praia, tem muito vento e achamos essa planta linda. Nossa dúvida é referente a resistencia, e como cultivá-la.
    No aguardo da resposta, agradeço a atenção.
    Jane Pujol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>