Romã


Romã uma planta nativa do Oriente médio (Pérsia), (Punica granatum). Na língua inglesa é conhecida como pomegranate, algo parecido como maçã com muitas sementes, por ter formato e cor de maçã, e em seu interior muitas sementes.

No paisagismo já foi eleita uma das árvores frutíferas mais usadas em projetos paisagísticos, por criar um efeito único, mesmo em ambientes internos, cultivada em vaso, em local bem iluminado ou varandas.

A espécie também marcou presença nos jardins do palácio do rei Salomão, conhecido pela sua sabedoria e por trazer prosperidade e abundância á seu povo. Existem diversos relatos bíblicos sobre esta fruta. Que também é um simbolo religioso na passagem de ano dos judeus e usada nos rituais do Dia de Reis.

Apesar de rustica a romãzeira cresce melhor em solo bem adubado e drenadoagosto é o mês ideal para sua poda; E a adubação deve ser feita com KPK 04-14-08. A florada da romãzeira ocorre várias vezes ao ano, mas o auge de sua frutificação ocorre em dezembro e janeiro.

A variedade anã é uma excelente opção para quem não dispõe de muito espaço, e conta ainda com uma grande vantagem, ter uma concentração de tanino maior em sua fruta.

A romãzeira também costuma ser usada para a confecção de bonsai, e sua preferência se dá devido florescer e frutificar com abundância e facilidade.


Romã.

Flor da Romã.

Romãzeira e Pitangueira em vaso.

Romãzeira em vaso.

Bonsai da arvore de romã.

Romãs maduras.

Arvore de romã.

Fotos: Revista Natureza.

Visite também os posts:

Pitangueira

Jabuticabeira.


Mangueira.


Jasmim manga

Tamareira de jardim


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no Facebook.

Siga no twitter.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>