14- Passos para criar seu jardim perfeito:
01- Nunca faça coleta de plantas do ambiente natural, escolha adquiri-las em lojas especializadas, ou dá forma mais antiga e que ajuda a criar laços, peça a famosa mudinha e a cultive com carinho.
02- Retire sempre as espécies invasoras, como por exemplo tiririca. E faça o constante manejo das espécies que se desenvolvem muito rápido, sufocando outras plantas e a ela mesma.
03- Introduza plantas medicinais; como por exemplo hortelã, poejo, guaco, erva cidreira etc…
04- Introduza espécies comestíveis: árvores frutíferas, que aceitam podas frequentes e podem ser cultivadas em vasos, como: (pitanga, jabuticaba, amora, romã, acerola); ou ainda canteiros com morangos.
05- Faça também canteiros com ervas aromáticas (temperos) como por exemplo: manjericão, manjerona, alecrim, salsa, cebolinha e outros.
06- Introduza local com água; como pequenas fontes, chafariz ou queda d’água. E molhe seu jardim no mínimo 2 vezes na semana.
07- Tenha em seu jardim um pequeno abrigo com água, frutos e sementes para atrair pássaros.
08- Escolha um pendente; Destes com pequenos sinos, ou pedras, dará um som especial com a passagem do vento em seu jardim.
09- Coloque lâmpadas e suporte para velas; O jardim ao anoitecer se mostra totalmente diferente. E com luminosidade artificial você irá usufruir ainda mais.
10- Coloque bancos ou redes, para um momento de relaxamento e contemplação.
11- Tente fazer compostagem (reciclagem) das casca dos vegetais; alimentos que sobram de sua cozinha. porem nunca recicle nada cozido, apenas as cascas e folhas cruas não dão cheiro desagradável.
12- Adube seu jardim. A forma de adubo mais comum para todas as espécies é o NPK 10-10-10. e o NPK 04-14-08. Não há espécie que tenha contra indicação, apenas seu uso tem que ser feito de forma bem controlada, pois com exagero sua planta pode sofrer queimaduras nas folhas e até morrer. Adube todo mês na Primavera/Verão e a cada 2 meses no Outono/Inverno.
13- Não utilize apenas o chão para plantar, ou colocar vasos, aproveite também as paredes e muros, fixando vasos, jardineiras e treliças.
14- E por fim não tenha pressa, o jardim não precisa ficar pronto todo de uma vez. Deixe também a natureza escolher a forma que ela se adapta no espaço, algumas vezes você terá que trocar espécies de lugar, pois é só com seu toque e trabalho que chegará próximo a seu jardim perfeito.
Visite também os posts:
Molhar plantas com água da chuva.
Cuidados com a rega das plantas.
Envie comentário.
Tire suas dúvidas.
Comentário.