Aprenda a utilizar o NPK na adubação de suas plantas


As plantas retiram do solo a maior parte de seus nutrientes. E ao longo de sua vida, cada uma delas necessitam de diferentes tipos de “alimento”, porém o NPK é um adubo mineral, sintetizado pela industria.

E seu uso facilita adubação, por conter os nutrientes que as plantas mais necessitam para um crescimentos saudável. Descubra o que é o NPK:

  • (N) Nitrogênio- é responsável pela formação e crescimento da parte verde das plantas (caule e folhas).
  • (P) Fosforo- garante o surgimento de flores e frutos.
  • (K) Potássio- responsável pela formação de raízes, fortifica a planta, para combater pragas e doenças, e resistir á variações de clima, até a seca.

Ao comprar adubos minerais, observe que eles trazem marcação da quantidade de cada elemento de NPK. Que se divide em três grupos mais usados.

NPK  04-14-08.

NPK 10-10-10.

NPK 25-25-25.

Para saber qual dos 3 tipos se encaixa nas necessidades de suas plantas, siga uma regra simples.

  • Para as palmeiras,  pinheiros, folhagens, cactos, suculentas, gramas e todas as outras plantas que não tem flores ou frutos, deve ser utilizado o adubo NPK 10-10-10.
  • Para as arvores frutíferas ou espécies que apresentam flores, o apropriado é o NPK 04-14-08.
  • E finalmente o NPK 25-25-25 é recomendado para o uso em plantas cultivadas em hidroponia.

Com esta dica você verá que suas plantas iram responder melhor as adubações realizadas daqui por diante. E lembre-se que o correto é realizar a adubação a cada 3 meses no Outono/Inverno; E todo mês na Primavera/verão.

Na proporção de 2 colheres de sopa, para cada 10 quilos de terra. Instale o adubo NPK afastado das raízes da planta, para que não as queime. Para plantas cultivadas em vaso deposite o mais próximo do vaso que puder; E plantas cultivadas no solo, coloque o adubo a 20 cm de distância das raízes.


Visite também os posts:

Cadeira americana.


Recicle janela de madeira.


Mesa de madeira.


Decoração com paletes.


Patina de demolição.

Projetos e cultivo de jardins.


Adubo orgânico.


Ponto cardiais e cultivo de plantas.


Envie comentário.

Tire suas dúvidas.

Curta no facebook.

 

87 comments on “Aprenda a utilizar o NPK na adubação de suas plantas

  1. Irací disse:

    Bom dia!

    Por qual motivo que as plantas frutíferas devem serem podadas entre os meses de maio à agosto? Serve somente para as frutíferas, ou de modo geral?

  2. Paulo Willian disse:

    Olá Patricia tenho plantado 100 mudas de coqueiros anão eles estão mais ou menos com 80cm de altura, então comprei o NPK 04-14-08. Agora tenho duvidas de como adubar as plantas, se puder me ajudar desde já agradeço.

  3. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Adriana, para adubar sua grama basta jogar o NPK em cima da grama e molhar em seguida, inclusive nas flores; o bom de adubar as plantas em dias chuvosos é que não é necessário regar.

  4. adriana disse:

    ola tenho grama esmeralda em frente minha casa e gostaria de saber como devo proceder a adubagem com npk 101010? e tenho umas flores que estão posso usar também? gostaria de saber com usar, quanto usar o se é melhor usar em dias de chuva ?
    obrigada
    adriana

  5. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Sebastião; Amo bom humor, alegria e pessoas que não se deixam prender dentro de todas as regras e caixinhas; E você disse algo muito correto: O “NEGÒCIO È FAZER” é desta forma que se dá a decoração; fazendo….. apenas assim podemos errar ou acertar, você sempre terá 50 % de chance em tudo que for fazer e se não fizer nunca saberá onde se encaixou…….Boa sorte em suas futuras criações…..

  6. SEBASTIAO ALVARO disse:

    É MUITA REGRA PRA DECORAR O NEGÓCIO É FAZER ERRADO MESMO

  7. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Jackson; O adubo mais indicado para o pé de jaca é o NPK 04-14-08; A adubação com projeção da copa é utilizar a copa da arvore como referencia no chão para aplicar o adubo.

  8. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Iraci, Se existe este tipo de tabela eu não a conheço; Porém se utilizar a dica de adubação do post com toda certeza terá um resultado muito bom em seus cultivos.

  9. Irací disse:

    Olá, Boa noite!
    Existe alguma tabela para adubação de todas as culturas?

  10. Jackson disse:

    Boa tarde!
    Tenho um pé de jaca e o mesmo carrega muito, mas segura poucos frutos. Qual tipo de adubo devo usar? Como é feita adubação na projeção da copa?

  11. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Alessandro, para adubação destas frutíferas basta seguir as tabelas do post sobre adubação que não haverá erro, sem esquecer que frutíferas necessitam de podas regulares entre os meses de maio á agosto; Boa sorte.

  12. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Hilario, É ideal que adube com NPK 10-10-10, porem não há necessidade de misturar terra ao solo arenoso, apenas se for solo de praia (areia), que acho não ser o caso; E não se esqueça de regar bem, após o cultivo da grama, e boa sorte.

  13. Hilario Lemes disse:

    Olá! Gostaria de saber que tipo de adubo ou terra devo usar para o plantio de grama esmeralda no quintal. Quero plantar 20 metros quadrados e o terreno é arenoso e retirei boa parte de pedriscos. Preciso misturar terra preta e NPK 10.10.10? Qual seria a proporção em metros quadrados de terra preta saco de 20 kg? Desde já agradeço.

  14. alessandro cardoso disse:

    como adubar corretamente uma mangueira que produs, mais produz pouquinho e como adubar comrretamente , cajueiros , graviola, e as citricas possuo estas especies plantadas no sitio.

  15. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Damaris, se a sua jabuticabeira for enxertada, produz a partir do segundo ano de cultivo; Porem se for cultivada á partir de mudas sem enxerto, irá produzir a partir do sétimo ano.

  16. Damaris disse:

    Olá Patricia, gostei de suas dicas. Tenho uma jaboticabeira em um vaso. Era pra ser um bonsai, mas, decidi coloca-la num vaso para que cresça e dê fruto. Ela tem hoje + ou – 2 anos. Qto tempo normalmente demora para produzir frutos ?

  17. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Paulo, Todo produto para ser orgânico deve ser livre de agrotóxico e adubação química, as suas frutas e hortaliças devem ser adubadas apenas com composto orgânico, para serem realmente orgânico.

  18. Paulo Moreira disse:

    O fato de estar adubando minhas frutíferas e horta com NPK 10-10-10, os frutos e hortaliças deixam de ser orgânicos ?

  19. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Filipe, O mais aconselhável neste caso é realizar primeiro a analise do solo; Porém não são raros os casos de cultivo desta cultura sem a utilização de adubo algum.
    Gostaria também de te esclarecer que a safra do milho é entre os meses de setembro á março; E se você realizar este plantio fora de época, não terá uma colheita muito boa ou quase nula.
    Mas se desejar realizar a analise do solo você encontrará com facilidade em casas agrícolas, quites para você mesmo fazer esta analise.

  20. Filipe Medina disse:

    Boa Tarde Patricia,
    Vou plantar milho em uma pequena area da minha chacara.
    como devo proceder na adubaçao?
    Quantos dias depois da semente germinar, que posso aplicar?

  21. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Jair, Videiras são umas das espécies mais difíceis de se cultivar, por este motivo você irá precisar de muita paciência, observação e perseverança; Adube com pó de osso e mamona em um vala funda.

  22. jair disse:

    plantei mudas de videira quando elas chegaram no arame pararam de crescer qual adubo correto e como colocar,em cima da terra ou fazer uma vala para que fique mais profundo?

  23. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Gleison, as raízes das plantas sempre acompanham a copa, quando realizadas constantemente; O sansão do campo é ideal para ser cultivada próxima as construções, pois suas raízes não afetam a estrutura.

  24. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Carlos, o NPK 04-14-08 é o mais indicado para adubar as frutíferas; No caso de mudas cerca de 100 grs, e plantas adultas de 400 a 500 grs.

  25. Carlos Eduardo disse:

    Tenho um pé de acerola e quero saber qual tipo de npk e quantidade devo usar obrigado.

  26. Gleison disse:

    Olá Patricia, Gostaria de saber se esta regra da distância das raízes valem para espécies como o Sansão-do-Campo quando estiver sempre submetido a podas nas laterais. As raízes mantem o mesmo diâmetro nesse caso? Gostaria de saber também, se eu plantar o Sansão do Campo próximo ao muro as raízes afetarão a estrutura do muro ou elas são profundas?

  27. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Elton, Creio que por se tratar de bonsai, o indicado é realmente utilizar o NPK 10-10-10, pois neste caso o foco é a planta, não a produção de frutos.
    O NPK 04-14-08, tem maior fortificação nos frutos, e o NPK 10-10-10, fortifica a planta por igual, ( tronco, folhas e frutos).

  28. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Vanessa, Você realmente esta com muitas dúvidas….O indicado é utilizar um único tipo de adubo, para não sobrecarregar a planta:
    1-Escolha um único tipo de adubo.
    2-Fertilizantes líquidos são seguros, porém não são indicados para plantas de sol pleno, ou de porte muito grande, pela própria dificuldade de aplicação.
    3-Uma dica é que se tratando de adubação, sempre menos é mais, pois plantas não morrem por falta de adubo, mais morrem por excesso.
    Boa sorte.

  29. Vanessa Marques disse:

    Bom dia! Agora que aprendi o jeito certo e o tipo de NPK para as minhas frutíferas que cultivo em vasos, me surge a dúvida sobre o uso de fertilizantes líquidos, pois encontrei este tipo e tem tanto para ser borrifado na terra, qnto direto nas folhagens. É seguro usar? Com o uso do NPK errado, por muito pouco não perco minha pitangueira.

  30. Elton disse:

    Comprei um jabuticabeira em forma de bonsai e estou com uma dúvida, na caixa fala para adubar com 10.10.10 mais ela é frutífera e pelo seu artigo seria 04.14.08. Qual devo usar?

  31. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Rodrigo, fico feliz em ajudar, espero q suas cicas fiquei exuberante.

  32. Rodrigo disse:

    Bom Dia! Parabens pelo site, acho que resolvi meu problema. Comprei de um amigo em meados de Maio 10 palmeiras cycas com 1,20. As folhas secaram, cairam e so tenho 10 troncos agora…. Lí aqui sobre a adubacao correta e agora tenho colocado NPK 10-10-10 mensalmente. Elas ainda nao abriram mas tenho notado que o miolo se movimenta a cada dia e parece que

  33. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Boa tarde, o fertilizante mais indicado para arvores frutíferas é o NPK 04-14-08, para aplicar o fertilizante basta medir a circunferência da copa e aplica-lo na mesma direção; Tanto nas já cultivadas como nas que irá cultivar.

  34. helvecio disse:

    Boa tarde gostaria de saber como adubar plantas como: mexerica, laranja, mangueiras, etc com adubo??? qual seria?? 4-14-8 ou 10-10-10 ou outro ??? e como aplica-lo nas plantas já plantadas e a plantar???? fineza enviar-me via email Grato.

  35. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Silvio, Observe também se a planta esta recebendo alguns raios de sol, água suficiente (solo sempre úmido); Se estiver brotando folhas novas é normal, caírem folhas velhas. É cedo para perceber resultado com a adubação, espere mais uns 10 dias, boa sorte e me conte o resultado depois deste tempo.

  36. chavess disse:

    ola comprei um palmeira rafia para colocar na sala de meu apartamento o local pega bastante clariade e tem ventilação tambem, coloquei cascalho no fundo do vaso para drenagem, ela foi bem por uns 3 meses mas agora esta com as folhas caindo, coloquei npk 10-10-10 a uns 4 dias, mas nao parece ter adiantando, vc consegue me dar uma dica de como cuidar dela????

  37. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Regina, a spathodea campanulata é uma arvore que tem grande beleza, parabéns pela escolha; Indico que você molhe bastante o solo, em volta de sua arvore, se puder pode-a para que ela tenha mais força para se recuperar e após estes cuidados adube com fertilizante mineral Npk 04-14-08. e novamente regue abundantemente para a planta absorver com maior facilidade os nutrientes do adubo. E boa sorte…

  38. Regina disse:

    tenho uma arvore spathodea campanulata acho que estão colocando veneno pois está ficando seca sem folhas. Será se adubar posso salva-la?

  39. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Lilica, o fertilizante mais indicado para as espécies que apresentam flores, é o fertilizante mineral NPK 10-14-08; Muito prático na utilização e deve ser aplicado mensalmente na primavera-verão, e trimestralmente no outono-inverno.

  40. Lilica da Silva disse:

    Gostaria de saber qual o melhor fertilizante para as minhas maria sem vergonha,cravina e verbena. Obg.

  41. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Rosana, o adubo mais indicado para o clorofito, ou qualquer outra espécie que não apresentam fruto ou flor, é o fertilizante mineral NPK 10.10.10.

  42. ROSANA disse:

    QUAL DESSES ADUBOS E O MELHOR PARA ADUBAR CLOROFITO

  43. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Vanessa, esta regra serve para todas as arvores, inclussive para as floríferas, boa sorte em seu cultivo, felicidades…

  44. vanessa disse:

    olá patricia, respondendo a pegunta acima vc disse: Uma dica para saber a distância correta, é observar os galhos da arvore, onde eles terminarem, provavelmente terminam as raízes, pois as copas, (no alto) costumam ter o mesmo diâmetro das raízes (no chão)

    gostaria de saber se essa regra aplica-se apenas às frutíferas ou às floríferas tambem?

  45. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá Bruna, excelente escolha, o manacá é uma arvore linda, com flores em 3 tons, parabéns; Quanto sua dúvida sobre o fertilizante o aconselhável é que o fertilizante seja aplicado na borda do vaso, o mais longe possível do tronco, pois as raízes crescem em sentido da borda do vaso, onde a planta irá absorver melhor a vitamina e não corre o risco de super dosagem.

  46. Bruna disse:

    Patricia , comprei uma arvore que se chama Manacá, replantei ela em um vaso grande e apliquei o fertilizante NPK , so que ao aplicar esse fertilizante eu espalhei o mesmo ao redor da arvore com distancia de tres dedos do caule da arvore , quero saber se a arvore corre algum risco ?

  47. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Olá lia, todo adubo mineral colocado muito próximo ás raízes das plantas, queimam as folhas e as levam a morte, porém se vc retirar o adubo ou até mesmo trocar a terra, no caso do cultivo em vaso, vc não terá mais risco de perda da planta.
    A tabela do NPK é muito fácil, é para ser aplicado apenas em folhagens, gramas, coqueiros, arvores e plantas que não produzam flores ou frutos.

  48. lia disse:

    se colocarmos o NPK10-10-10 Junto na raiz e se molhar bem esse vaso de planta.
    ela morre ou ela só fica queimada .
    fico no aguado de uma resposta euma tabela do NPK 10-10-10

  49. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    Adubei acerolas e outras plantas com NPK 10-10-10 em pleno veraõ, com medo de queima-las afastei o materila distante do tronco, elas podem secar com sol intenso. Pergunto se é possivel este tpo de adubação em pleno verão.

  50. patriciaqueli@hotmail.com disse:

    A arvore da acerola como as outras plantas podem e devem serem adubadas o ano todo, sem nenhum perigo de prejuízo as espécies, porem devem ser adubadas com maior frequência na primavera/verão, onde atingem seu período de produção de flores e frutos. O importante é sempre depositar o adubo distante da raiz. E regar bem o solo para que a planta já comece absorver os nutrientes do adubo.
    Uma dica para saber a distância correta, é observar os galhos da arvore, onde eles terminarem, provavelmente terminam as raízes, pois as copas, (no alto) costumam ter o mesmo diâmetro das raízes (no chão); Então é neste local que deve ser realizado a adubação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>